Quando pensamos em Ecologia, produtos Biologicos e afins, em tempos de crise tambem temos de pensar em Economia e Finanças.
O que fazer?
Deveremos escolher um supermercado ou mini-mercado?
Ou melhor, deveremos escolher um mercado bio ou grande superficie?
Deveremos escolher um produto biologico ou um com pesticidas?
Escolhemos uma pera portuguesa ou uma do chile?
As respostas seriam facílimas se tudo fosse ao mesmo preço e se fosse da nossa terra, e se tivesse qualidade.
Não estou a dizer que portugal não tem produtos de qualidade. Pelo contrário. Nós, portugueses é que não temos dinheiro para os nossos produtos.
A vantagem de comprarmos num hipermercado, é que aparentemente conseguimos os produtos habituais a um preço mais baixo. Mas por outro lado trazemos produtos mais exóticos e que não temos tanta necessidade, só pela curiosidade de os experimentarmos. Por outro lado os produtos tem mais pesticidas, e não estamos a ajudar nem a nossa saude nem o ambiente.
Se vamos ao mini-mercado da nossa rua, corremos o risco de ir a uma hora em que já não há alface ou as bananas estão todas pisadas, e estraga-nos logo os planos do jantar. Os produtos são mais caros, não existe tanta variedade e ficamos um pouco limitados.
Andar mais uns kilometros e recorrermos ao mercado bio, compramos alguns legumes saudáveis, isentos de pesticidas, mas só o fazemos 1 vez por semana, terá que ser ao sábado de manhã, e já não podemos fazer outras coisas, como tomar o pequeno almoço tarde e ficar a manhã a descansar do pequeno almoço, que realmente foi muito cansativo :)
Mesmo que optemos por produtos biológicos, o nosso país não tem todos os produtos que consumimos com estas características. Então lá vem os nossos cereias de pequeno almoço do outro lado do mundo de avião ou de barco. E lá se vai a nossa pegada ecológica!
Realmente se pensarmos em todos estes pontos e mais alguns que me vou lembrando, teria todos os dias duvidas novas.
Deveremos então escolher "o Económico ou o Biológico"?
sexta-feira, agosto 21, 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário